Tatuagens do Muaythai – Sak Yant

CULTURA THAI

Algo que se vê frequentemente nas arenas de Bangkok são os corpos adornados de tatuagem dos lutadores veteranos. Estes guerreiros do Muaythai têm orgulho em se identificar como “Nak Muay”. Parte desta identidade é a crença não apenas em si mesmos, mas no misticismo pesadamente entranhado na cultura tailandesa, o qual se expressa, normalmente, nos rituais pré-luta, com oferendas para Buddha em altares por todo o país, com a benção dos monges aos locais de treino e ao Mongkhon e, ainda, com a tradicional tatuagem feita com bambu.

O que é uma Sak Yant?

Sak significa tatuagem e Yant é a pronúncia tailandesa da palavra “Yantra”, que é um diagrama com conotação religiosa usado nas meditações e nas tatuagens dos Nak Muay.

Estas tatuagens tradicionais não são apenas uma decoração bonita. Elas carregam um simbolismo poderoso na comunidade tailandesa, nascidas do budismo tailandês místico, conhecido como budismo theravada tântrico, o qual mistura práticas ritualísticas e mágicas em busca da iluminação budista. A prática do budismo Theravada tântrico faz uso de mantras e expressões sagradas, magias protetoras ligadas à sorte, longevidade, força, coragem e outras características.

Para traduzir conceitos do Sak Yant é preciso muitos anos de treinamento e entendimento de linguagens mágicas, simbolismo e bênçãos, principalmente se você não consegue entender o idioma tailandês.

Tornando as coisas ainda mais difíceis, saiba que existem diferentes tradições de Sak Yant, cada uma com seu próprio design único e significados especiais. Alguns mestres Sak Yant fazem o possível para aprender sobre outros estilos, e outros permanecem dentro de sua própria escola de treinamento.

Um pequeno ajuste de qualquer texto ou alteração na posição de um componente de design pode alterar o significado. Pode ser difícil, mesmo para um mestre com muito conhecimento, saber o que um design de outro mestre pode significar, com mudanças únicas no design que influenciam o significado.

Geralmente, os tatuadores de Sak Yant são monges budistas. Portanto, as imagens que você encontra online podem ser falsas. Saiba que apenas os mestres de Sak Yant têm habilidades para criar textos mágicos e carregá-los com poder místico.

Se você comprar um Sak Yant em uma loja de tatuagem, certamente não terá significado e será impossível para alguém criar um significado para você. De fato, você ainda pode encontrar tatuadores profissionais que fazem esse tipo de tatuagem.

Comuns nas tatuagens de Sak Yant:

Hah Taew (cinco linhas)

Gao Yord (picos de Buda)

Paed Tidt (8 direções)

Outros projetos Sak Yant mais complexos e complicados, como animais e geometria sagrada, são vistos como talismãs avançados para lutadores mais sérios e dedicados do Muaythai. Portanto, se você está procurando fazer seu primeiro Sak Yant, provavelmente encontrará a opção de tatuagem desses três projetos citados acima.

Os significados básicos de Sak Yant Design:

As linhas desenhadas no Yant representam o cordão umbilical do Buda e são tradicionalmente conhecidas como ‘os ossos do Yant’. Existem muitas formas variadas de Yantra, como: Round Yant, Triangular Yant, Quatro lados Yant e até pictóricos. Conheça alguns significados:

Round Yant – representa a face do Buda.

Yant Triangular – representa a Jóia Tripla do Dharma de Buda e da Sangha. Na tradição brâmane, são os três Senhores do Céu.

Yant de quatro lados – representa os quatro elementos (terra, água, ar e fogo).

Pictórico Yant – representa vários anjos, pessoas e animais lendários.

Onk Pra – representa o próprio Buda.

O símbolo da meia-lua que se vê acima de “Onk Pra” tantas vezes, representa a lua iluminando o caminho nas horas escuras.

O pequeno círculo (símbolo do sol), visto acima de muitos yant, significa o caminho da iluminação solar durante o dia, e que todos os seres humanos e seres vivos existem sob a influência das estrelas e planetas, e que essas forças favorecem as mudanças. A linha espiral Zig – Zag na parte superior de cada Yant é chamada Unaalome.

Esse símbolo representa os santos que alcançaram o status de seres iluminados, sendo que os impostores foram descartados. Esses seres não vacilam em seu caminho como os seres humanos normais. Isso significa que estão na direção do Nirvana.

Sak Yant Hah Taew remonta mais de 700 anos do antigo Reino de Lanna, que agora é conhecido como Norte da Tailândia. O monge budista que tatua com um design de 5 Linhas era de um templo budista em Chiang Mai, que não existe mais hoje. Kruba Kam projetou o Hah Taew na época em que o rei Mengrai fundou a cidade de Chiang Mai em 1296.

Ao longo dos séculos, por acidente ou por design, as 5 linhas originais escritas em Khom, uma antiga língua Khmer, sofreram várias mudanças e, nos últimos anos, vários Sak Yant Ajarns substituíram completamente as 5 linhas por linhas feitas por conta própria.

Significado das 5 linhas

A primeira linha evita punições injustas e se inclina a seu favor quando a área é cinzenta. Além disso, limpa espíritos indesejados e protege o local em que você vive.

A segunda linha protege você contra constelações ruins do horóscopo e má sorte.

A terceira linha protege você contra o uso de magia negra e qualquer pessoa que tente amaldiçoá-lo.

A quarta linha energiza sua boa sorte, sucesso e fortuna em suas ambições futuras e estilo de vida.

A quinta linha ajuda a ganhar carisma e atração pelo sexo oposto. É também um impulso para a quarta linha.

Segundo a crença, as tatuagens feitas pelos monges mestres conferem poderes mágicos ao tatuado.

Mas na Tailândia, o que atrai os amantes dessa arte é um tipo de profissional um tanto quanto inusitado: os monges tatuadores.

E a excentricidade não para por aí: as sessões acontecem dentro dos templos budistas e, segundo reza a lenda, as tattoos, chamadas de Sak Yant, são sagradas e conferem proteção e boa sorte às pessoas que as recebem na pele.

De pés descalços, cabeças raspadas e com a tradicional vestimenta laranja ou vermelha, os monges tatuadores usam agulhas de bambu e fazem uma oração antes e depois de terminar a arte.

Dentro dos templos da Tailândia, o serviço não é cobrado, mas deve-se fazer alguma oferenda ao monge em forma de agradecimento: flores, incenso e cigarros e uma gorjeta simbólica são aceitos.

Diferente da tatuagem artística, depois de fazer a Sak Yant o tatuado precisa se comprometer com alguns valores e regras baseadas no Budismo para não quebrar a mágica. Não matar e não roubar são duas das mais importantes regras, mas há ainda outras um pouco estranhas, como: não deixar as roupas íntimas aparentes e não cuspir no banheiro.

E como manda a tradição, são os próprios monges quem sugerem, com base em sua áurea, qual tatuagem e em que parte do corpo ela será desenhada.