Muay Tha Sao – O estilo de luta secreto

CULTURA THAI

Muay Thai do norte: o tesouro querido de uma família

Entre as quatro escolas de Muay Boran (Muay Chaiya, Muay Lopburi, Muay Korat e Muay Tha Sao), a mais misteriosa é a Muay Tha Sao [มวยท่าเสา]. A razão para isso será revelada à medida que você avança no artigo. Esta escola de boxe nasceu na província de Uttaradit, no norte da Tailândia, no período Ayutthaya (1350-1767) por Kru Mek, um aclamado professor de boxe. O Muay Tha Sao se destaca pelos movimentos ágeis, rápidos e decisivos. Um dos mais renomados estudantes de boxe de Muay Tha Sao foi o Sr. Thongdee Funkhao, ou Phraya Pichai da Espada Quebrada, que era guarda-costas do Rei Taksin . Ele se tornou uma figura chave que ramificou o Muay Tha Sao, combinando-o com o boxe chinês e a luta com espadas, e no processo inventou o Muay Phraya Pichai, conhecido por seus movimentos únicos de boxe.

Kru Mek transmitiu esta arte marcial ao seu sucessor, Kru Iam, que depois a transmitiu ao seu sucessor, Kru Aim, que garantiu que o conhecimento fosse preservado através do seu sucessor, Kru Aat Kongket, e dos seus cinco netos do “Liang-Chuea Família”, que mais tarde foi renomeada para “Liang-Prasert”. Os cinco netos, descritos abaixo, tornaram-se boxeadores de elite naquela época, herdando de Kru Mek movimentos bruscos e a delicadeza deslumbrante do Muay Tha Sao.

Kru Toh, nascido em 1897, era um perfurador pesado com chutes relâmpagos, joelhadas e socos.

Kru Plong, nascido em 1901 e conhecido como “Muay Teen Ling” (boxeador veloz), tinha as melhores habilidades dos cinco irmãos.

Kru Rit, nascido em 1903, venceu muitas lutas em Bangkok e empatou com um boxeador muçulmano chamado Bang Saleb, que foi aluno de Kru Saeng Uttaradit, mestre do boxe Phraya Phichai.

Kru Phae, nascido em 1904, matou acidentalmente seu oponente durante a partida.

Kru Ploy, nascido em 1907, foi um boxeador ágil e ágil treinado por Kru Plong. Kru Ploy venceu várias lutas de boxe, mas faleceu prematuramente aos 24 anos.

Oposto é verdadeiro: Look Mai - é um movimento mais simples e secundário enquanto Mae Mai é muito mais poderoso, mais avançado e não será revelado ao público. Até os seguintes golpes de boxe que você vai ler neste artigo são os Look Mais do Muay Tha Sao.

Postura de boxe “ Tai Mek” (escalada nas nuvens) – Mova lentamente os punhos esquerdo e direito para cima em um movimento circular

“Nakha Sabat Hang” (Serpente chicoteando a cauda) – Após desferir um soco, incline-se para trás e chute imediatamente o oponente. Na versão Phraya Phichai, não há como recuar após o soco ser desferido. Simplesmente arranque o braço do oponente e chute-o ao mesmo tempo.

“Tae Liang Bon” (chute alto) – Esta pose originou-se quando Phraya Phichai competiu com Kru Muek. Por ser uma pessoa alta, Kru Muek teve que realizar uma postura de boxe mais baixa. Phraya Pichai aproveitou a oportunidade para chutar continuamente o pescoço para frente e para trás.

“Nang Salap Bat” (uma senhora trocando os pés) – Esta postura é uma alternância contínua entre chutes superiores e inferiores. Quando o oponente defender a parte superior do corpo, chute a parte inferior, e quando ele defender a parte inferior, chute a parte superior. Continue chutando até que o oponente desista.

“Dap Chawala” (apagando a lâmpada) – Quando o oponente der um soco, retire o braço dele e contra-ataque com o mesmo braço. Na versão Phraya Phichai, o boxeador deve arrancar o braço do oponente com uma das mãos e socá-lo com a outra.

“Sok Ku” (cotovelo duplo) – Junte as palmas das mãos e vire o cotovelo para fora para golpear o oponente à esquerda e à direita.

“Matcha Len Hang” (um peixe brincando com o rabo) – Chute o ar para enganar o adversário. Quando o oponente revidar, chute seu braço e derrube-o com um chute alto.

“Hanuman Tayan” (Hanuman Soaring) – Se o seu chute errar o oponente (intencionalmente ou não), vire-se e salte para acertá-lo com os joelhos.

“Khon Khao Phra Sumeru” (derrubando o Monte Meru) – Enquanto seu oponente está fazendo uma postura de boxe, puxe seu braço e ataque seu queixo com um soco para cima. Em seguida, puxe-o para baixo pelo pescoço e pise na parte de trás do joelho.

“Sok Talom Fa” (cotovelo que rasga o céu) – Quando seu oponente der um soco, afaste o braço dele girando seu corpo em 15 graus. Enquanto ele estiver dando outro soco, dê uma cotovelada no rosto dele e use a outra mão para agarrar seu braço, girá-lo e travá-lo. Use a outra mão para agarrar o pescoço do oponente e pressioná-lo para baixo, e então dar um golpe de cotovelo no meio das costas.

“Yang Sam Khum” (caminhada de três boxes) – Comece com uma prostração e, enquanto estiver sentado, execute o movimento “Song Mek” (olhar para a nuvem) para lembrar Kru Mek, o pai do Muay Tha Sao, seguido do “Tai Mek” ”mover (escalada nas nuvens). Em seguida, inicie a caminhada em três boxes, caracterizada pela posição dos pés em três pontos que permite aos boxeadores evitar, cobrir, defender e fugir dos ataques dos oponentes sem perder o equilíbrio.

“Phrom Si Na Yai” (grande Brahma de quatro faces) – Após uma prostração e a pose de “olhar para a nuvem”, faça o “tigre arrastando o rabo”. Enquanto estiver sentado, levante o joelho esquerdo e estique a perna direita para trás, de modo que a parte superior da sola toque o chão, mas o joelho fique flutuando. Avance pouco a pouco e vire em quatro direções. Termine com a pose de “escalada nas nuvens”.

“Phrom Si Na Noi” (Brahma simples de quatro faces) – Esta pose é como o grande Brahma de quatro faces, mas sem a pose de “olhar para uma nuvem”.

“Sao Noi Pra Pang” (uma garota aplicando pó no rosto) – Este movimento, popular entre as boxeadoras, demonstra que o boxe não é apenas uma questão de força, mas também de graciosidade. Na posição sentada, levante um joelho e incline-se ligeiramente para a frente. Em seguida, levante a outra perna do chão, com os dedos apontando para o céu. O boxeador pode balançar suavemente o corpo para ter um bom alongamento. Finja que está segurando um espelho com uma das mãos e dê tapinhas delicados nas bochechas com a outra, como se estivesse aplicando pó.

Roupa

A característica distintiva da roupa do Muay Tha Sao é a guirlanda de cabeça chamada “mongkhon”. [มงคล] Um mongkhon é feito tecendo nove fios de linha crua com um pano yantra da escola e embrulhado com um pano yantra vermelho por fora. É um item pessoal e não pode ser compartilhado ou dado a outras pessoas. Os boxeadores só podem usar os mongkhons de Tha Sao depois de terem sido aceitos ou “krob kru” como alunos pelos professores de boxe.

Resumindo, Muay Tha Sao é uma arte marcial que respeita o verdadeiro propósito e a santidade da luta que resistiu ao teste do tempo sem se transformar num mero desporto ou jogo. Com essa mentalidade, quem pratica o boxe Tha Sao deve possuir força mental e vontade de permanecer firme até o fim. Ao mesmo tempo, não ensina os alunos a serem violentos, agressivos ou simplesmente a vencer a todo custo, pois durante a aprendizagem os alunos devem provar que são humildes, determinados e não do tipo que arranja brigas com os outros.